A SpaceX completou com sucesso o quinto teste da Starship, seu foguete mais poderoso, neste domingo (13). O teste visava trazer o propulsor Super Heavy de volta à base de lançamento e pousar a espaçonave no Oceano Índico, o que ocorreu conforme o planejado.
+Nova moto elétrica da DAB Motors combina design transparente e estética retrô dos anos 90
+BMW revela o Skytop: conversível exclusivo de 617 CV com produção limitada a apenas 50 unidades
Em um feito inédito, a SpaceX conseguiu capturar o propulsor Super Heavy na base de lançamento apenas sete minutos depois do início do voo.
Ao longo dos testes anteriores, a SpaceX enfrentou desafios. Em abril de 2023, a Starship explodiu enquanto ainda estava acoplada ao Super Heavy, devido a uma falha nos motores. Em novembro do mesmo ano, o propulsor explodiu após se separar da Starship, levando a SpaceX a identificar 17 áreas de melhoria. Já em março de 2024, a Starship conseguiu orbitar a Terra por 50 minutos antes de perder o contato pouco antes de completar o pouso.
+ Clique aqui e confira o vídeo
No quarto teste, realizado em junho de 2024, a SpaceX alcançou um marco importante ao realizar com sucesso o pouso da Starship no Oceano Índico e do Super Heavy no Golfo do México.
Cada um desses voos trouxe avanços significativos, culminando no mais recente teste, que demonstra progressos rumo à reutilização total da espaçonave.
Fonte: Olhar Digital | Fotos: X (@SpaceX) | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
Liftoff and the final phases of booster catch as seen from the top of our second Starship launch and catch tower at Starbase pic.twitter.com/OPwNoqqRSB
— SpaceX (@SpaceX) October 14, 2024